Monday, May 14, 2018

Passado simples em inglês - Forma afirmativa


O passado simples dos verbos ingleses na afirmativa é formado de duas maneiras: acrescentando-se –ed aos verbos regulares ou utilizando uma forma específica dos verbos irregulares. Assim.
Um problema para os falantes de português é pronunciar o –ed corretamente. Em geral, as pessoas pronunciam o ED, formando uma sílaba adicional que nem sempre está presente na pronúncia do verbo. Existem 3 formas de pronunciar o –ed:
O E some e o D é pronunciado D, como em played /pleid/.
O E some e o D é pronunciado T, como em worked /workt/.
O E é pronunciado como I breve (como em fish) ou, quando se fala rápido, com o som semelhante a um â, chamado de schwa em inglês; o D é pronunciado como D mesmo. Isso ocorre com os verbos regulares  terminados em som de D e T:
Plant – planted /pléntid/ ou /pléntâd/
Need – needed /nídid/ ou /nídâd/
É preciso praticar bastante para pronunciar corretamente. Comece praticando os sons do T e do D. E do I (como em fIsh) aqui.
Em seguida, ouça uma aula em inglês sobre a pronúncia do –ED aqui no site da BBC (aula em inglês) leia e ouça outra aqui (com explicações em português. Depois, teste sua aprendizagem aqui.

Quanto aos verbos irregulares, é preciso memorizar suas formas, pois não há regras. Existem inúmeros modos de memorizar os irregulares. Acho que o uso constante é a melhor maneira, ou seja, empregando os verbos num contexto real.
Quando isso não é possível, exercícios, com certeza, ajudam.
Os exercícios de repetição sempre me ajudaram , mas você precisa ver se gosta desse tipo de atividade. Eu adorava repetir assim.  Aprendi tudo e nunca mais esqueci. Claro que nunca parei de praticar, evidentemente.
Para praticar em contextos maiores, que ajudam na memorização, vale a pena fazer exercícios assim.

Se você não gosta de exercícios de gramática, mas gosta de ouvir música, seus problemas acabaram! Escolha canções de suas bandas e artistas favoritos e aprenda as letras. Aprendi e aprendo muito vocabulário e gramática dessa maneira. Não conheço forma melhor de lembrar estruturas e palavras do que com música!  Clique aqui para aprender com o Ulisses de Carvalho, do Tecla Sap, como usar música em seus estudos.

Bom, acho que isso já é diversão suficiente para uma semana inteira!
Então, have fun!