Monday, January 13, 2020

De onde vem o entusiasmo?

O seu entusiasmo vem de onde? O que te motiva? Eu, por exemplo, gosto muito de ensinar e gosto mais ainda de aprender. A curiosidade me move, me faz querer saber mais, sempre!
Uma das minhas grandes curiosidades é sobre a origem das palavras.
Hoje, compartilho com vocês uma das minhas palavras favoritas que tanto em inglês, enthusiasm, como em português, entusiasmo, têm obviamente a mesma origem, uma etimologia comum. Ambas significam “inspiração divina”; assim, quando você está entusiasmado/a, está recebendo um sopro divino, ou seja, você tem um deus dentro de si. Sendo você uma pessoa religiosa ou não, deve concordar que a imagem é bonita.
Enthusiasm se pronuncia assim. Se você está entusiasmado(a) com algo, em inglês, dirá enthusiastic. Pratique a pronúncia aqui.
Espero que este post te ajude a se entusiasmar para aprender inglês, para retomar ou continuar seus estudo. Eu digo sempre: só não aprende quem desiste!

(foto feita por mim)

Seje é como boitatá... tem gente que jura que já viu, mas não existe!

O boitatá é uma figura do folclore brasileiro. Muitas pessoas que vivem perto de matas juram que ele existe, que já viram, que o vizinho já viu...
Meu pai, que viajava muito pelo interior do Brasil, me explicava que a tal da cobra de fogo não passava de fogo fátuo, ou seja, de gases incandescentes que se desprendem das carcaças de animais em decomposição. Ele ria e dizia: "Isso que falam que é boitatá é fogo fátuo."
Penso nisso sempre que escuto alguém dizendo seje. Tenho vontade de avisar: "Olhe, você já deve ter ouvido isso em algum lugar, seu vizinho pode jurar que existe, você já pode até ter visto escrito, mas seje é que nem o boitatá: não existe!"
Explico melhor.
A forma do verbo ser nos modos imperativo (quando se dá uma ordem ou sugestão ou se exprime um desejo, por exemplo) e subjuntivo (quando se expressa desejo, dúvida, possibilidade) rima com a do verbo ver:

Veja - Seja

Veja com cuidado estes exemplos e aprenda que seje é como boitatá: não existe! 
Desejo que seu português seja melhor nas próximas provas.

Assim, cuidado ao expressar ordens, recomendações, fazer votos ou apresentar possibilidades:

Desejo que você seja feliz!
Seja feliz!
Espero que você veja este post como ajuda para que você seja mais bem sucedido(a) nos seus exames de português. 
Que em 2020 você seja muito feliz!
Você pode praticar de várias formas o português: seja estudando uma gramática, seja visitando meu blog com frequência, seja assistindo a vídeos sobre o tema na Internet.
Desejo que meus leitores sejam sempre cada vez mais interessados na nossa bela língua portuguesa!
Clipart de boitatá existe, e está aqui.