Friday, January 12, 2007

Quanto tempo para preparar-se para o Toefl?

Essa pergunta é mais ou menos como: quanto tempo demora a viagem de trem?
Depende de onde você está e aonde quer chegar.
Por isso é importante saber qual seu score atual, fazendo um teste real (inscrevendo-se via Inernet no site oficial) ou simulado, utilizando um teste antigo publicado pela empresa responsável e adquirido em livrarias especializadas. Para ver o nome do material, clique aqui.
Depois, é preciso saber em que nível você quer chegar. A partir daí pode-se estimar o tempo necessário para a preparação.
Na minha experiência com o exame antigo, alunos de nível intermediário-superior a avançado levavam em média de um a três meses para alcançarem o score desejado. Com o exame atual, que testa fluência, esse tempo deve estender-se, mas ainda não tenho dados suficientes para dizer quanto.
Pela minha amostragem de alunos nos últimos anos, para cada hora de aula particular, houve em média uma melhora de 3 pontos no resultado final. Assim, se a pessoa teve 10 horas de aula, o score subiu 30 pontos em relação ao teste inicial. Claro que isso varia de pessoa para pessoa: alguns alunos tiveram melhora de 1 ponto por hora de aula, enquanto houve outros que tiveram melhora de 10 pontos por hora de aula. Qual a diferença? O tempo de estudo que o aluno dedicou extra-aula. Quanto mais horas de estudo e treino no formato do exame, melhor o resultado.
Ter muitas horas de aula e não treinar em casa não dá muito resultado. Um menor número de horas de aula, com um programa bem definido de estudos e um acompanhamento de perto pelo professor, costuma trazer resultados rápidos.
O mais importante é começar a preparar-se o quanto antes, caso se tenha um prazo para a obtenção do resultado.