Thursday, May 24, 2018

Devagar com o andor...

Nas procissões católicas, que antigamente eram muito comuns nas cidades do interior, e ainda sobrevivem em muitas, normalmente as imagens de santos são carregadas em andores: um tablado de madeira com duas barras longas e paralelas uma de cada lado, que servem para apoiar o tablado sobre os ombros dos que carregam as imagens.
Isso precisa ser feito com cuidado e calma, senão, o santo pode escorregar, cair e quebrar, pois é feito de barro (louça ou cerâmica). Assim, a expressão "Devagar com o andor, que o santo é de barro", passou a ser usada para significar: "Calma! Não se apresse, pois a preciptação pode causar problemas."
Existe outra expresão semelhante, mas referindo-se à comida: "Quem tem pressa come cru e quente."
Em inglês há vários ditados sobre o mesmo tema. O clipart de domínio público que ilustra essa mensagem traz um deles, que diz mais ou menos: "Devagar e com determinação se ganha a corrida." ou "Devagar e sempre!", como dizemos em português. Também podemos dizer "Easy does it!", que tem significado semelhante. Serve igualmente para dizer "Vai com calma!" "Para que a pressa?"

Feuerstein descreveu uma importante função cognitiva, mas que nem sempre é usada, chamada "controle da impulsividade". Por meio dessa habilidade mental, a pessoa controla sua pressa e reflete antes de responder a qualquer pergunta ou problema. Esse controle da impulsividade é fator que contribui enormemente para a realização de tarefas, sejam elas domésticas, da empresa ou escolares.



Uma boa forma de entender o que faz essa função é pensar que a pessoa que controla a própria impulsividade não derruba o santo do andor, não queima a língua ao comer comida que nem acabou de cozer e não perde a corrida. Entenderam? :-) Para memorizar uma dessas expressões em contexto, aprenda a letra desta linda canção do Super Tramp: Easy Does It. Enjoy!

Quanto tempo demora para sair o resultado do TOEFL?


O leitor Sílvio Reis me deixou essa pergunta aí do título do post.
De acordo com o site official do TOEFL, os resultados ficam disponíveis online em aproximadamente 15 dias úteis (dia útil em inglês = business day).
Na prática, alguns dos meus alunos já chegaram a esperar um mês ou mais para ter o resultado. Um dos meus leitores comenta aí embaixo que já está aguardando há absurdos 4 meses! Assim, se você tem prazo para obter seu score, faça o exame o quanto antes.
E torça para o pessoal do dito primeiro mundo cumprir o prazo!
Boa sorte!

Fonte do clipart: aqui.