Nas procissões católicas, que antigamente eram muito comuns nas cidades do interior, e ainda sobrevivem em muitas, normalmente as imagens de santos são carregadas em andores: um tablado de madeira com duas barras longas e paralelas uma de cada lado, que servem para apoiar o tablado sobre os ombros dos que carregam as imagens.
Isso precisa ser feito com cuidado e calma, senão, o santo pode escorregar, cair e quebrar, pois é feito de barro (louça ou cerâmica). Assim, a expressão "Devagar com o andor, que o santo é de barro", passou a ser usada para significar: "Calma! Não se apresse, pois a preciptação pode causar problemas."
Existe outra expresão semelhante, mas referindo-se à comida: "Quem tem pressa come cru e quente."
Em inglês há vários ditados sobre o mesmo tema. O clipart de domínio público que ilustra essa mensagem traz um deles, que diz mais ou menos: "Devagar e com determinação se ganha a corrida." ou "Devagar e sempre!", como dizemos em português. Também podemos dizer "Easy does it!", que tem significado semelhante. Serve igualmente para dizer "Vai com calma!" "Para que a pressa?"
Feuerstein descreveu uma importante função cognitiva, mas que nem sempre é usada, chamada "controle da impulsividade". Por meio dessa habilidade mental, a pessoa controla sua pressa e reflete antes de responder a qualquer pergunta ou problema. Esse controle da impulsividade é fator que contribui enormemente para a realização de tarefas, sejam elas domésticas, da empresa ou escolares.
Uma boa forma de entender o que faz essa função é pensar que a pessoa que controla a própria impulsividade não derruba o santo do andor, não queima a língua ao comer comida que nem acabou de cozer e não perde a corrida. Entenderam? :-) Para memorizar uma dessas expressões em contexto, aprenda a letra desta linda canção do Super Tramp: Easy Does It. Enjoy!
4 comments:
Que lindo. Acabaram de me escrever sobre essa expressão é sua explicação foi excelente
Cristina, muito obrigada por ter lido e comentado. Que bom que você gostou. Volte sempre!
Aqui em 2025 lendo seu ótimo texto sobre essa expressão até hoje falada. Obrigado!!
Adorei ler seu comentário. Muito bom saber que meu post foi degustado sem pressa. Muito obrigada. Volte sempre.
Post a Comment