Hoje comemoramos mais um dia dos professores no Brasil. A data é celebrada em dias diferentes, dependendo do país.
Desde que minha memória alcança, não me lembro de outra época em que a profissão estivesse tão em baixa como hoje. Professores em greve, vítimas da violência em sala de aula e na escola, ganhando mal, dividindo-se entre diversas escolas e horários para garantir um salário que passa longe de ser digno, salvo raras exceções.
Muitas pessoas no Brasil acham que ser professor é profissão de quem não conseguiu ser nada melhor na vida. Há um desprezo pela prática, o oposto do sentimento de admiração que o país nutre por seus jogadores de futebol, top models, atores globais e cantores onomatopaicos.
Mesmo assim, muitos ainda se dedicam com entusiasmo a essa vilipendiada tarefa. Escolhem trabalhar como professores, estudam por toda a vida, preparam centenas de aulas, para ter de prepará-las novamente a cada novo aluno, a cada nova turma. Corrigem trabalhos, fazem cursos de fim de semana, se encantam com as pequenas e as grandes conquistas de seus alunos, sofrem com suas dificuldades e problemas.
Por isso, hoje quero deixar minha homenagem aos meus colegas de entusiasmo e agradecer a todos os alunos que conseguem enxergar em seus bons professores o espírito que os impele a prosseguir e a se desenvolver.
Fonte do clipart.