Neste blog compartilho minha experiência como professora, professora de professores, tradutora, e autora de materiais didáticos para a aprendizagem das línguas inglesa e portuguesa. Professores, alunos e tradutores, seus comentários serão muito bem-vindos!
7 de setembro é o Dia da Independência no Brasil. Os falantes de português costumam pronunciar a palavra independence em inglês com a sílaba tônica (a mais forte) no primeiro <de>, dizendo *inDEpendence*. Esse é um engano recorrente da grande maioria dos alunos. No entanto, a forma adequada é marcar a sílaba <PEN>: indePENdence.
Pratique repetindo a palavra várias vezes, em voz alta ou mentalmente. Assim, quando precisar dizê-la, conseguirá sem esforço. Outra técnica é visualizar a palavra assim:
inde 🖊 dence. Ouvir várias vezes, repetindo mentalmente e só depois repetir em voz alta também é uma ótima técnica. Me conte depois se experimentou e como foi. I’ll love to hear from you! 🥰
Adoro treinar alunos para exames nacionais e internacionais. Esse gosto começou quando, aos 17 anos, passei a ser indicada por meus professores do colegial (como se dizia na época) para aulas particulares para alunos que precisavam fazer o "vestibulinho" para mudar de escola ou estavam "pendurados" e precisavam muito tirar uma boa nota para passar de ano.
Com esforço, dedicação e muita disciplina, tanto da minha parte como da parte dos alunos, o sucesso era garantido. Fui me encantando com esse trabalho.
Depois, a partir de 1991, comecei a treinar alunos para exames internacionais como o TOEFL, TOEIC, IELTS, GMAT e o dificílimo IB, para as universidades europeias. Tenho orgulho em dizer que todos os meus alunos, salvo os que desistiram do processo, conseguiram ser aceitos nas escolas de suas escolhas, como Parsons, Princeton, Wharton e até Harvard.
Essa é uma área em que podemos alcançar resultados rápidos, dependendo, é claro, do empenho e conhecimento inicial de inglês do candidato.Uma das partes mais difíceis desses exames é a compreensão oral, o listening do inglês, como é falado no dia a dia. Existe uma maneira muito agradável de melhorar essa habilidade, que é praticar com música. No site oficial do TOEIC (exame que atesta competência do candidato para usar o inglês no mundo do trabalho), há a seguinte recomendação, que também costumo fazer aos alunos que preparo para essa e todas as outras provas:
"Listening closely to the words in music (...) is a great way to improve their listening skills in English. The more they listen, the more they will understand vocabulary, idioms and expressions. Music helps them acquire the rhythm and stress patterns of spoken English."
Nada como a música para nos ensinar o connected speech, ou seja, as ligações de palavras, as omissões de sons e sílabas, além do ritmo e da entoação do idioma. Afinal, cada língua é "cantada" de uma forma diferente! Se animou? Quer começar já? Então clique aqui e vá para a playlist do canal do Tecla Sap no YouTube, do meu amigo e colega, Ulisses Carvalho. Lá, você encontrará dezenas de aulas tendo letras de música como principal material didático. Ah, tudo grátis, viu? Estude, aprenda, cante junto e divirta-se. Coloque as músicas estudadas em sua playlist no Spotify ou outro app e ouça com frequência para manter seu inglês ativo.
Deixo aqui um vídeo do Ulisses para você já ir entrando no clima:
Para saber mais sobre o formato do TOEIC Bridge, indicado para alunos iniciantes e intermediários, que desejam progredir na carreira profissional, visite o site oficial aqui. Informações sobre outros formatos do TOEIC você encontra aqui. Sobre os outros exames, é só clicar nos links que marquei adiante para você: TOEFL , IELTS, SAT, GMAT (Verbal Reasoning e Analytical Writing Assessment), IB, Linguaskill (antigo BULATS). Dúvidas sobre qualquer um desses exames? É só me perguntar aqui embaixo, no campo dos comentários. Terei prazer em responder.