Saturday, September 30, 2006

Aulas de inglês ou português a distância via Skype ou MSN.

Por volta de 1998 comecei a trabalhar com inglês/português por telefone e e-mail. Com o surgimento do Skype e MSN, passei a usar essas ferramentas para ensinar mais pessoas que não têm tempo de sair do escritório ou que viajam muito. Às vezes as aulas são por meio do Chat e e-mail, dependendo dos recursos e do que a pessoa deseja ou precisa aprender. Para quem precisa desenvolver redação, a prática via Chat é excelente. Para quem quer desenvolver habilidade oral, o microfone resolve o problema! Se houver câmera, melhor ainda. Claro que é preciso que professor e aluno tenham acesso a conexão de banda larga.
Embora as pessoas em geral pensem nessa modalidade de aprendizagem como desvantajosa em relação às aulas presenciais, meus alunos normalmente dizem que a aula a distância, seja por telefone ou on-line, "rende" muito mais, aumenta a concentração e surte resultados mais rápidos. Isso requer um estudo mais aprofundado, mas percebo que ao telefone ou computador o aluno tende a se concentrar mais na tarefa, uma vez que não é possível contar com a observação do professor pelo aluno e vice-versa por contato visual ou maior campo de contato visual, quando se usa a câmera. Sendo assim, para que a comunicação não sofra interrupções e interferências, há um empenho individual para manter a interação a distância, por meio de uma maior concentração naquilo que o outro diz. Além disso, como nem aluno nem professor gastam energia locomovendo-se no trânsito, a disposição para a aula aumenta e as possibilidades de agendamento de aulas também. Por não haver interrupções durante viagens, por exemplo, o ritmo de aprendizagem se mantém.

7 comments:

Anonymous said...

Olá, professora Ana Scatena.
Adorei a idéia do seu blog, muito claro e didático. Essa mania de ficar inventando termos em inglês para situações e atividades que seriam muito mais claras e diretas em nossa rica língua portuguesa chega a ser ridícula! O mundo corporativo (acho que utilizar o termo corporativo já um anglicismo!) é cheio dessas coisas. Os executivos utilizam um “dialeto” que beira o ridículo e muitas vezes reproduzem os famosos “um plus a mais” entre outros termos adaptados. O inglês é uma língua indispensável, mas vamos utilizá-la corretamente e quando necessário. Parabéns pela iniciativa! Ah, ia me esquecendo, além de educativo também está bem divertido! :)

Ana Scatena said...

Caro anônimo,

Obrigada pelo incentivo!

Anonymous said...

Olá, professora Ana.
Adorei sua iniciativa e tenho um grande interesse em aprender o "maldito" inglês da forma proposta, mas tenho algumas dúvidas quanto ao funcionamento:
como faço para fazer essa aula?
como faço em relação aos custos? eles existem? e se existem são feitos através de que instituição?
Obbrigado.

Ana Scatena said...

Caro anônimo,
Para saber mais detalhes sobre as aulas a distância, por favor envie um e-mail para:
ana.scatena@gmail.com
Terei prazer em esclarecer suas dúvidas.
Um abraço e volte sempre!

Anonymous said...

Olá professora Ana Scatena,Amei seu blog.fiz inscrição do prouni e escolhi letras,mas só estudei aquele inglês da escola publica qual a dica para quem deseja chegar longe,mas vai sem uma base boa?;obrigado,felicidade hoje e sempre.

Ana Scatena said...

Caro/a anônimo/a,
Nunca tive muito dinheiro para estudar. Fiz escola pública e meus pais, com muito sacrifício, me pagaram um curso de inglês. Nesse curso desenvolvi a conversação.
A primeira dica que posso lhe dar é a mesma que segui: estudar, estudar, estudar. E quando estiver cansada/o, estudar para relaxar! :-)
Primeiro, aprenda muitíssimo bem o português, lendo bons escritores como o João Ubaldo Ribeiro, só para citar um. Leia jornais e revistas para se informar sempre. Se não puder comprar, vá à biblioteca ou veja se alguém pode lhe doar o jornal todos os dias, quando acabar de ler. Durante muito tempo eu levava para casa o jornal da empresa onde trabalhava, pois de noite ele ia para o lixo. Eu lia as notícias com um dia de atraso, mas é bem melhor do que não ler!

Se você tem acesso à Internet, há vários sites para iniciantes na aprendizagem de inglês; já indiquei vários aqui no blog.
Se você mora numa capital, com certeza na biblioteca da cidade há revistas e livros em inglês. Veja se há livros infantis e comece por eles, tentando entender as histórias a partir das gravuras.
Use um site como o www.answers.com/ para descobrir o significado das palavras e ouvir o som.
E aguarde, pois em breve vou publicar um post com um roteiro de estudo para pessoas como você, com muita vontade de estudar!
E não desista! Não é fácil, mas está longe de ser impossível.
Obrigada pelos elogios ao blog e volte sempre!
Bjs
Ana Scatena

Anonymous said...

mantenho o site www.amigosdopedrodealcantara.com.br gostaria de criar um site com aulas à distância. Meu email: helioganeves@yahoo.com.br