Monday, July 13, 2009

Sobrevivi!


Há uma semana tive minha segunda aula de espanhol e... sobrevivi! A professora é calma e simpática e tem muuuuita paciência. Como eu gosto! :-)
Aprendi o alfabeto. Que sensação de incompetência não saber nem soletrar! Por mais que eu saiba, como professora, que é natural essa sensação e que não há nada de incompetência em não se saber soletrar em outro idioma, a sensação me acompanhou durante toda a aula. E quando a professora me pediu para soletrar nome, sobrenome, etc? Parecia que estava me pedindo para pular de bungee jump. Medo, insegurança, vergonha, indecisão.
E tem gente que não entende por que tantas pessoas desistem ou nem começam a aprender idiomas depois de adultas. A autocrítica, se exagerada, pode atrapalhar muito. Por isso, respirei fundo e fui em frente. Depois, passei o fim de semana soletrando mentalmente em espanhol tudo o que via pela frente, para gaguejar menos da próxima vez!
Para quem está começando a aprender qualquer idioma, é importante não se deixar desanimar por essas sensações chatinhas que aparecem diante das primeiras e muitas dificuldades. Vale a pena ir em frente!
Devagar se vai ao longe! Despacio pero seguro! Slow but sure! Langsam, aber sicher!
Palavra de professora!

2 comments:

Unknown said...

Mi querida profesora!

Qué bien que estás dedicándote a aprender esta lengua maravillosa!

Hace más de diez años que la enseño y estoy segura de que tu éxito será estupendo. Luego tendrás un blog en esta lengua también! Rose Moropo

Ana Scatena said...

Muchas gracias por tuyos palabras de incentivo, Rose! E me desculpe pelo portuñol! :)