Wednesday, November 04, 2009

Um exemplo de material produzido com clipart gratuito

Antigamente, para preparar uma aula com recursos visuais era uma trabalheira: juntar revistas velhas e folhear uma por uma, para achar as imagens de que precisávamos para apresentar um vocabulário novo, por exemplo.
Meus contemporâneos devem se lembrar disso. Havia todo um intercâmbio de recursos entre professores. Algumas escolas montavam o material e deixavam disponível. Mas e quando dois professores precisavam da mesma imagem? Tinham de combinar bater na porta da sala do outro para entregar a figura.
Hoje em dia, para quem tem acesso a um computador e Internet, a busca é muito mais fácil. Existem milhares de sites oferecendo clipart gratuitos, que podemos utilizar sem desrespeitar a lei de direitos autorais.
Gosto particularmente dos sites dedicados a professores, como este, com figuras e fotos sobre diversos temas, como a do mergulhador que ilustra esta mensagem.
Deixo aqui um exemplo bem simples de uma lista de palavras relacionadas a esportes que montei com imagens para facilitar o entendimento e a memória. Nada espetacular, por isso, nada de se empolgarem :-)!
Fiz esse material para ajudar os alunos a aprenderem e lembrarem dos nomes de alguns esportes em inglês.
Utilizei para isso a página de documentos do Google - Gmail, que me permite criar, guardar e compartilhar documentos gratuitamente.
Depois de criado o documento, enviei aos alunos, que podem editá-lo, acrescentando dados aos slides, caso desejem.
No link acima vocês podem ver o material clicando em "start presentation" no canto superior direito da página.
Se gostarem, cliquem em "Gostei!" aí embaixo deste post. Se utilizarem em aula ou para estudar, voltem aqui para contar!

Beijos

2 comments:

Wagner said...

Ótima dica, valeu!

O que eu faço para ilustrar meu blog é criar buddypokes, mas dá um trabalho!

Ana Scatena said...

Nossa! Deve levar um tempo enorme mesmo. Com os cliparts gratuitos fica mais fácil. Podemos achar de tudo hoje em dia, sem ter de pagar direitos autorais.