Friday, January 22, 2010

100 no Toefl iBT

Recebi um e-mail cuja resposta pode interessar a outros leitores. Então, publico aqui.
Primeiro, o e-mail:

"Gostaria de uma ajuda: estou precisando acelerar meus conhecimentos em inglês, pois necessito tirar nota 100 no TOEFL IBT. O problema é que parei, ano passado, no nível intermediário de um curso regular de inglês. Considero-me, para dizer a verdade, uma aluna do básico-quase-intermediário, digamos assim. O que você me aconselha: aulas paticulares ou em grupo em cursos preparatórios para o teste? Alguma sugestão de professor ou escola em Brasília?"


Para quem está iniciando um curso intermediário de inglês, um Toefl IBT com nota 100 é alto, uma vez que a nota máxima do exame é 120. As melhores universidades americanas exigem notas altas de Toefl como um dos pré-requisitos para admissão. Para saber qual é o mínimo exigido pela escola, o candidato deve entrar no site da Universidade desejada e verificar qual a nota necessária.
Para quem vai se candidatar ao mestrado, as notas exigidas são mais altas. Vejam  exemplos aqui de algumas das mais importantes universidades americanas, europeias e inglesas e as notas mínimas exigidas para o mestrado em administração (o famoso MBA). Como a nota máxima para o TOEFL IBT (Internet based) é 120, dá para ver que as notas mínimas exigidas são altas.
Para quem vai fazer graduação (nos EUA, undergraduate studies), as notas podem ser um pouco mais baixas. Um exemplo: a Escola de Saúde Pública de Harvard exige o mínimo de 94-95 para o Toefl IBT. Dependendo da faculdade, Harvard e outras escolas renomadas não têm uma exigência mínima, mas publicam a média de notas de quem é aceito e, claro, essas médias são sempre altas.


Para alguém no nível intermediário, o maior desafio, com certeza, é a parte oral do exame (speaking), seguida da redação (writing). Mas é possível compensar uma nota mais baixa nessas seções com melhores resultados nas outras.
Contudo, o candidato de nível intermediário precisará dedicar um bom número de horas de estudos para alcançar esses objetivos. Tudo vai depender do tempo que tiver para estudar, da disciplina que tiver e da orientação que receber, seja de professor particular ou de um curso, presencial ou a distância.


Recomendo que o estudo se inicie pelas habilidades receptivas: leitura e depois compreensão oral, para em seguida passar para gramática, redação e finalmente conversação. Claro que todas essas habilidades podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo. Mas, se a pessoa for estudar sozinha, fazendo nessa sequência que indico, fica mais fácil, pois uma habilidade vai construindo competências para as habilidades seguintes.
A gramática não é  testada em uma seção específica, mas sim na redação e conversação. Então, para quem está iniciando um nível intermediário, recomendo fazer os exercícios do Toefl paper-based. E fazer muito, muito, muito, pois a gramática é (apenas) um dos requisitos para se escrever bem.


Infelizmente, não conheço ninguém para indicar em Brasília para a leitora que me escreveu. Posso sugerir que ela procure escolas renomadas e veja se têm o curso ou se podem indicar um professor particular.
Aqui no blog também há várias outras dicas sobre como se preparar para o Toefl. O importante é fazer muitos exercícios e simulados inteiros, para sentir como é ficar na frente do computador durante 4 horas, que é quanto dura em média o TOEFL IBT.
Se você tiver mais dúvidas, deixe um comentário aqui, que terei prazer em responder.







clipart gratuito

6 comments:

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima said...

Olá Ana,
passei a ser sua leitora assídua. Que bom ter esse canal aqui.

bjs

Thiago said...

E para quem fala e ouvi muito bem.. fluente e nao escreve bem, dá para tirar 100 no toefl estudando um pouco de writing?? ( eu leio muito em ingles, apenas nao escrevo mesmo... )

Guilherme Gonçalves said...

ola´.. tenho um nivel intermediário em inglês como relatou essa leitora, porém meu objetivo é fazer o TOELF iBT para conseguir o minimo de 59 pra cima. Meu alvo é o programa do governo federal Ciencia Sem Fronteira que concede bolsas de estudos no exterior só que para essa pontuação eles dão curso de inglês nos EUA. Será que conseguirei essa nota?

Guilherme Gonçalves said...

olá. tenho um nivel intermediario de ingles e queria prestar o TOELF iBT tirando no minimo 59 pontos. meu objetivo central é o programa do governo federal Ciencia Sem Fronteira porque para determinada nota obtida acima dessa, o governo concede curso de ingles nos EUA. será que conseguirei tendo esse nível de ingles?

Anonymous said...

Como o próprio texto acima menciona, tudo depende da fluência no idioma, bem como as horas de estudos dedicadas para preparação. no meu ponto de vista, um aluno que possui o nível intermediario difilmente conseguírá obter uma nota acima de 100 se não se MUITO no preparatório. Apenas para darem um parâmetro de comparação, conheço muitos professores de inglês que tem notas 109, 112 e assim vai ...logo, uma nota 100 é para quem, além de um nível no mínimo intermediario, está muito bem treinado. Os textos são todos acadêmicos, porém eles abrangem assuntos técnicos que, o vocabulário de um curso de inglês regular muitas vezes não aborda. Por exemplo: muitos textos (parte de Reading) e palestras (Speaking, Listening e Writing) falam sobre antropologia, ciêncie e etc. Em um curso regular de inglês, que está no nível intermediario ainda não viu estes tópicos. Além disto, a sessão mais desafidora do teste é o speaking, onde o tempo para preparação das repostas é muito curto. Para se dar bem nesta sessão, recomendo que treine bastante templates adaptados para as perguntas. Mesmo aquelas pessoas que se consideram fluente na lingua não conseguem obter uma boa nota no Speaking, pois dão respostas vagas, que não respondem por completo a questão levantada. Enfim, para que estiver interessado em estudar por conta, sugiro que explore bem o seguinte site: notefull.com . Este é um dos melhores sites que já conheci sobre o Toefl. Assistam todos os vídeos, principalmente o de Speaking. E ah, para aquelas pessoas que se consideram um excelente leitor em inglês, cuidado, não substimem a parte de reading do Toefl, ou seja, treine!

Anonymous said...

Não estudei para a prova nenhum dia, mas sou formado no CNA. Tirei 95 no Toefl, minha nota foi boa?