Monday, August 02, 2010

Como se preparar para o TOEFL

Recebi dois e-mails pedindo informações sobre o TOEFL e vou responder aqui no blog pois o assunto desperta muito interesse entre os leitores espalhados por todo o mundo.

Vamos a um resumo dos emails que recebi:
"Meu inglês é muito bom, tanto escrito quanto falado. O TOEFL é muito difícil? Será que eu vou precisar estudar muito?  Na verdade eu não sei muito sobre ele, nem o formato nem nada. Eu comecei a ver isso agora. Qualquer informação será útil!"
Do lado esquerdo da tela deste blog  há um campo para busca de palavras-chave. Basta escrever ali a palavra TOEFL e o leitor encontrará todos os meus textos sobre o tema. É uma boa maneira de inteirar-se sobre a prova, para quem está começando a buscar informações.
Mesmo quem tem inglês fluente tem de praticar para o exame, bastante. Ter um bom resultado depende 50% do seu inglês e 50% de conhecer profundamente o formato da prova.
Dou um exemplo: se você fizer um simulado completo por dia (duas horas, sem interrupções), durante  5 dias, mesmo sem aprender nenhuma nova palavra em inglês no processo, seu score fatalmente irá melhorar por você ficar mais familiarizada(o) com o mecanismo do exame.
Assim, minha recomendação é comprar o Guia Oficial do Toefl o quanto antes. Nem sempre o Guia pode ser encontrado nas livrarias, mas pode ser importado via Amazon ou Livraria Cultura. Só que a importação demora alguns dias ou semanas até. O Guia Oficial contém provas antigas do exame e é o único que pode dar uma idéia aproximada do que você conseguriria em um exame real. 
Com o Guia em mãos, faça um dos simulados. Escolha um local adequado e faça prova toda do começo ao fim, sem intervalos maiores do que cinco minutos entre uma sessão e outra.
Calcule seu resultado conforme as instruções no Guia.
 Desconte sempre uns 15% do score do simulado, pois em condições reais o score costuma cair.
Com esse resultado você terá uma idéia de quanto precisará estudar para se preparar e obter a nota desejada. Comece a estudar partindo de seus pontos mais fracos e repita o mesmo simulado (ou de um outro livro) depois de quinze dias para ver como está seu progresso. Como o Guia Oficial só tem duas provas, deixe a segunda para fazer mais perto do exame real. Há outros materiais bons que você pode comprar para treinar e fazer simulados periódicos.


 (Meu) curso começará em JUL de 2011 e estou querendo começar a me preparar para o TOEFL agora em AGO deste ano. Pretendo fazer a prova no início de Maio do ano que vem.
Tenho que obter 80 de 120.
- Como devo me preparar ?
- Quantos meses são necessários para que eu consiga atingir a pontuação ?
Ao contrário da maioria dos candidatos ao TOEFL, esta leitora está começando a se preparar com uma boa antecedência, o que é importantíssimo para quem procura obter um score alto no TOEFL. Um score de 80 no TOEFL-IB (Internet Based) não é considerado muito alto e não deve ser difícil de obter para uma pessoa que seja fluente e esteja começando a se preparar com 8 meses de antecedência como é o caso aqui. Contudo, ser fluente não é suficiente. Sem conhecer de cor o formato da prova e sem fazer muitos exercícios e simulados, mesmo os proficientes na língua, até os que tenham morado no exterior, podem não obter o score desejado, perdendo tempo e dinheiro no processo. Por isso, tenho 3 dicas para quem já fala e escreve bem o inglês: treine, treine e treine! :-)
Finalmente, para saber de quanto tempo você precisa para se preparar, só mesmo fazendo os simulados e medindo os resultados periodicamente para poder responder. 
Por isso, se as leitoras quiserem voltar aqui com esses dasos, terei prazer em responder.
Beijos e bons estudos. E, se minha opinião vale de incentivo, adoro o TOEFL! Espero que se divirtam tanto como eu, fazendo os exercícios.
Clipart gratuito aqui.

10 comments:

barbara said...

O´lá.
Estou procurando dicas sobre o toefl e achei seu blog. Muito interessante o post. Voce pode indicar algum site em que a gente possa fazer os simulados?
Obrigada.

Ana Scatena said...

Oi, Barbara
Você pode fazer um simulado no site oficial da empresa que administra o TOEFL:
www.ets.org/
Boa sorte!
Volte sempre que tiver dúvidas, ok?
Bj
Ana

Anonymous said...

Oi Ana.
Estou começando o mestrado aqui no Brasil e já projetando um Doutorado nos EUA. Minhas escritas e leituras são boas, mas entendo que devo dedicar estes dois anos de mestrado para o TOEFL também.
Valeu:
marceloisidorio@yahoo.com.br

Ana Scatena said...

Oi, Marcelo.
Obrigada pelo comentário. Você está certo. Quanto antes começar a se preparar, melhor.
Faça muitos simulados e treine muito no formato do exame.
Volte sempre!

Anonymous said...

Muito bom seu post, acabei de comprar o livro na Amazon por 21 dolares (usei um cupom de 10U$ e o frete saiu de graça), pq na saraiva está R$ 84,00.

Bom, vou começar a estudar!
Bjs
Rodrigo

Ana Scatena said...

Rodrigo, obrigada por ler e compartilhar informações.
Volte sempre!

Will said...

Ana, tudo bem? Gostei muito do seu blog, ricas informações principalmente vindas de uma pessoa com a sua experiência. Pretendo fazer a prova, e me preparar sozinho em casa com um bom livro. Você faz menção a um livro preparatório "The Official Guide to the TOEFL iBT". Li vários posts na Amazonm muitos disseram que é útil mas náo para a prova real do Toefl para quem almeja um high score. Então pesquisei outras opções (Barron's TOEFL iBT Superpack; Kaplan TOEFL iBT with CD-ROM; Kaplan Cracking the TOEFL iBT with CD, 2012 Edition; The Official Guide to the New TOEFL iBT with CD-ROM), e todas tem algum comment que deprecia. Pode me dizer com sua experiência qual desses seria a melhor opção pra comprar pela Amazon, para quem aprendeu inglês sozinho, já morou fora, mas que precisa dos macetes precisos e certos para se sair bem nas pegadinhas das provas oficiais do Toefl? Muito obrigado.

tomasd said...

Boa informação e aconselhamento para o teste TOEFL. Obrigado!

Ana Scatena said...

Que bom que você gostou e que o post te ajudou, Tomas. Volte sempre!

Anonymous said...

Olá,
Começo essa semana a me preparar para o Toefl, pretendo fazer o teste em Dezembro. Tenho uma dúvida, após a realização do teste, quanto tempo leva para sair o resultado?
Obrigada!