Wednesday, March 27, 2013

Páscoa e Pesach são palavras-irmãs, sabia?

A Páscoa é símbolo de renascimento.
Bom motivo para pensarmos sobre a origem da celebração e o nascimento das palavras. Que tal?

Easter (Páscoa em inglês), acredita-se, deriva de Eostre, deusa anglo-saxã da primavera, associada a símbolos de procriação, como os ovos e coelhos usados pelo comércio para representar a data.
Já a palavra Páscoa vem do hebraico pesach pelo grego, páscha, e significa passagem. Os cristãos celebram a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa, ou seja, a passagem de Cristo da morte para a vida eterna. 
Pesach também deu origem a Passover em inglês, que é o nome dado à celebração da fuga dos judeus do Egito, liderados por Moisés. Em inglês, podemos nos referir a esse feriado como Passover (Pesach), ou seja, com a mesma palavra que deu origem à palavra Páscoa dos cristãos.
Aproveite a ocasião para também treinar seu inglês, assistindo a este vídeo do History Channel.
Se você for professor, pode usar o texto aqui do blog para discutir o assunto com seus alunos e depois mostrar o vídeo. Tenho certeza de que eles vão entender e gostar. Despois, volte aqui para me contar como foi, ok?

4 comments:

MMOTTACURY said...

Dear Scatena,
I sent your blog and the link with the video to my students, so that we can discuss it in class. The videos are very good and we, teachers, are able to prepare tasks for them from the beginners to the advanced ones.
Thanks a lot for helping us improve our classes. Bjssssssssss. Happy Easter!!!!

Ana Scatena said...

Marta, thank you for sharing!

Professor Leo said...

Sempre aprendendo contigo!

Ana Scatena said...

Obrigada