Wednesday, November 08, 2023

Como se diz "torcer o nariz" em inglês?

Torcer o nariz, em português, significa o mesmo que desaprovardesdenhar. Poderíamos traduzir para o inglês como disapprovedisparage. Contudo, como temos aí uma expressão idiomática relacionada a uma expressão facial, ou seja, ao ato de franzir ou torcer o nariz para demonstrar que desgostamos de algo, ou que estamos bravos com alguém, creio que para uma boa tradução, o melhor seria escolher uma expressão que guardasse uma maior proximidade entre a idéia comunicada em português e a vertida para o inglês. Sendo assim, acredito que torcer o nariz, em inglês, fica bem traduzido como frown on/upon, que significa franzir a testa. Muda a parte do rosto sendo franzida, mas a idéia é a mesma. :-) Inclusive na literarura brasileira mais antiga, é comum lermos que um personagem franziu o cenho, sendo que cenho significa rosto. Caso você queira usar uma expressão mais informal que frown on / upon, você pode dizer look down on (que significa literalmente, olhar de cima em direção a algo ou alguém). 
E vejam só o que descobri em ótimo dicionário gratuito onlinefrown deriva do francês, froigner, que significa, literalmente, virar o nariz para cima, ou seja, torcer o nariz! Fascinante, não?



2 comments:

Alex said...

Olá Ana, gostei muito do seu artigo. Ele mostra o quanto difícil é traduzir de um idioma para outro. Isto porque eles tem diferenças estruturais, tornando impossível uma tradução ao pé da letra. Gostaria de aproveitar a oportunidade e dizer que criei um blog sobre técnicas e métodos de como se aprender inglês. Caso tenha interesse em conhecer deixo aqui o endereço: www.escoladoingles.com.br

Ana Scatena said...

Oi, Alex. Obrigada pela visita. Vou conhecer seu blog também.