Thursday, February 09, 2023

Por que aprender inglês com música? Para passar no TOEIC, TOEFL, IELTS, CAE, BULATs...

Adoro treinar alunos para exames internacionais. Essa é uma área em que podemos alcançar resultados rápidos, dependendo, é claro, do empenho e do conhecimento inicial de inglês do candidato.
Uma das partes mais difíceis desses exames é a compreensão oral, o listening do idioma como é falado no dia a dia.
Existe uma maneira muito agradável de melhorar essa habilidade, que é praticar com música.
No site oficial do TOEIC (exame que atesta competência do candidato para usar o inglês no mundo do trabalho), há a seguinte recomendação, que também costumo fazer aos alunos que preparo para essa e todas as outras provas de proficiência da língua inglesa:


"Listening closely to the words in music (...) is a great way to improve their listening skills in English. The more they listen, the more they will understand vocabulary, idioms and expressions. Music helps them acquire the rhythm and stress patterns of spoken English." ["Ouvir atentamente as palavras da música (...) é uma ótima maneira de melhorar suas habilidades de escuta em inglês. Quanto mais você ouvir, mais vai entender o vocabulário, expressões idiomáticas e expressões. A música ajuda a adquirir os padrões de ritmo e ênfase de inglês falado."]


Nada como a música para nos ensinar o connected speech, ou seja, as ligações de palavras, as omissões de sons e sílabas, além do ritmo e da entoação do idioma. Afinal, cada língua é "cantada" de uma forma diferente!

No Curso Inglês Com Música, desenvolvido pelo Ulisses Carvalho do Blog Tecla Sap e do Canal Tecla Sap no YouTube e por mim, criamos atividades com 100 músicas dos mais diversos gêneros, para desenvolver as habilidades de compreensão oral, tão exigidas quando assistimos à aulas, conferências, cursos e reuniões em língua inglesa. Se quiser saber como funciona o Curso Inglês Com Música, clique aqui.

Se tiver alguma dúvida, deixe seu recado aqui no campo de comentários do blog. Terei prazer em responder!



No comments: