Tuesday, February 15, 2022

Gramática social

Image result for roupa social clipart
Você já deve ter ouvido falar em roupa social. Mas... e em gramática social?
Diferentemente da gramática que se ensina na grande maioria das escolas e que consiste no estudo das regras para estruturar as frases em uma língua, a gramática social estuda o que é adequado ou não usar em cada situação. Isso porque saber falar bem um idioma significa conhecer também a cultura do país em que a língua é falada.
Além de vocabuláriopronúnciaentonação e gramática, é preciso conhecer a gramática social. Por exemplo, nos Estados Unidos, tratar pelo primeiro nome uma pessoa em um posto profissional mais elevado, ou alguém de idade, pode ser visto como desrespeitoso. É preciso esperar que a pessoa diga que pode ser chamada pelo primeiro nome; caso contrário, deve-se chamá-la pelo título e sobrenome. Assim, se sua chefe se chama Mary Taylor, você deve se dirigir a ela como Ms. Taylor.
No Brasil, os alunos de inglês costumam chamar o professor de teacher, numa tradução do vocativo "professor", como em “Professor, tenho uma dúvida”. Mas em inglês, teacher não é título. Deve-se chamar o professor pelo título Mr. para homens e Ms. para mulheres (independente de estado civil) ou Miss (para solteiras), ou ainda, Mrs. para as que preferem ser chamadas pelo sobrenome do marido. Por conta da luta pela igualdade de gêneros, muitas mulheres preferem o título Ms.



É a gramática social que nos ensina também como e quando usar um palavrão e quando evitá-lo. No cinema e na música popular, por exemplo, é comum escutarmos o palavrão f*ck e seus derivados. O fato de ouvirmos isso o tempo todo não quer dizer que possamos sair por aí repetindo essa palavra, bastante ofensiva. Temos que prestar atenção ao nosso redor e verificar se a palavra é permitida na situação em que estamos inseridos, seja em viagem a trabalho, seja em um contexto social, ainda que descontraído, como em uma festa, ou ainda, na frente de crianças. Na minha opinião, acho sempre melhor evitar usar palavras de baixo calão, a menos que se tenha certeza do terreno em que se está pisando. Além disso, existe a questão de quem diz e para quem diz. Por causa da diferença na educação de homens e mulheres, é preciso considerar o que significa, em cada cultura, uma mulher ou um homem dizer ou ouvir um xingamento.
Para saber mais sobre o palavrão mais usado em língua inglesa, leia aqui.
Se você gostou desta dica, saiba que ela é só uma pequena amostra de muito mais que você pode aprender no Curso Inglês Com Música, uma parceria minha com o Ulisses Carvalho, do canal Tecla Sap no YouTube. Se quiser saber mais, visite a página do curso e se matricule. Você tem 30 dias para experimentar e, se não se apaixonar, pode pedir o valor integral de volta, mas vai poder levar com você todo o conhecimento que adquirir nesse período!

No comments: