Tuesday, November 14, 2006

Idéia de atividade para ensinar sobre o Thanksgiving


Hoje fiz uma atividade sobre Thanksgiving que foi bem legal. Foi numa aula particular (one-to-one) para um adolescente. Recortei várias figuras relativas ao Dia de Ação de Graças e fui contando a história, desde a ida dos primeiros colonizadores (pilgrims = peregrinos, viajantes) no Mayflower para a Nova Inglaterra até os costumes nos dias de hoje.
À medida que contava a história, ia ilustrando com as figuras, colocando-as sobre a mesa: "The pilgrims (mostrava a figura) went to the new land on a ship called Mayflower (mostrava a figura)."
Isso prendeu a atenção do aluno, que foi fazendo várias perguntas sobre o feriado, os hábitos e a história da colonização norte-americana.
Em seguida, dei um texto sobre o tema para que o aluno lesse e resumisse. Ao final da atividade ele havia aprendido sobre o feriado e memorizado palavras novas como pilgrim e harvest (colheita).
Algumas figuras como as que usei e apresento nesta mensagem podem ser encontradas aqui. É clipart gratuito.
Professores, se quiserem reproduzir a idéia com seus alunos, depois me contem como foi, hein? :-)

5 comments:

Anonymous said...

Olá!
Perdoe-me pela intromissão em seu Blog. Estava procurando algo na internet exatamente sobre Thanksgiving e encontrei aqui, uma fonte rica de informações.
Infelizmente nunca fiz curso de Inglês e não sei falar fluentemente essa língua, porém por incrível que isso pareça eu leciono aulas de Inglês.... bem, isso é algo natural no Brasil.
Minha sorte é que me dou bem com este idioma e sempre estou em busca de informações. Gostaria de manter contato com você, pois encontrei em você algo a ser.. sugado (perdoe pela palavra) mas adoro sugar o conhecimento alheio. tenho 19 anos e desde que encontrei um professor de Inglês no Ensino Médio alimento o sonho de ser tradutora.. sem ao menos ter um curso de Inglês heh.
Alcançarei isso algum dia ^^
Parabéns pelo Blog. Quero sempre poder encontrar, na vida, professores como vc e aquele que me ajudou a crescer no Ensino Médio para que facilitem as realizações de meus sonhos de agora e os futuros também.
Por favor, meu e-mail para contato:
todcat@hotmail.com
Muito Obrigada ^^
Beijos.

Ana Scatena said...

Giselli,

Obrigada pelos elogios! Vá sugando à vontade que o blog está aqui para isso mesmo!
Não é raro no Brasil termos professores de línguas que não são fluentes no idioma. O importante é conhecermos nossa limitações e tentarmos sempre superá-las. Na Internet, se você tem acesso fácil a ela, há muitos sites que ensinam pronúncia, vocabulário, etc.
Para ser tradutora (sei que com determinação você vai conseguir!)é preciso estudar muuuuuuuito o inglês e mais ainda o português para conseguir transmitir de um idioma para o outro não só as palavras, mas as idéias, as emoções e as sutilezas que aparecem, transparecem e insinuam-se no texto original. Além disso, é preciso ler de tudo, de bula de remédio a Shakespeare o tempo todo, assitir a todos os filmes que puder, visitar museus e fazer tudo o mais para aumentar sua cultura geral.
Agora, prepare-se... ninguém reconhece todo esse investimento que um tradutor faz para realizar bem o seu trabalho. No Brasil, esse ofício é muito mal remunerado. Não sei como é isso pelo mundo afora (alguém do mundo afora que esteja lendo essa mensagem pode nos contar aqui., mas acho que não deve ser muito diferente.
Vou postar alguns sites para você poder desenvolver seu inglês. Nunca pare de estudar, viu?
E volte sempre para sugar!
Bjs.

Anonymous said...

quero ensinar ,como começar??

Ana Scatena said...

Oi, Josué.
Você quer ensinar o quê? Essa lição sobre o Thanksgiving em particular ou quer se tornar professor?

Anonymous said...

Olá Ana, leciono inglês para crianças em uma cidade do interior de São Paulo e estou justamente fazendo um projeto sobre Thanksgiving.Desde o mês de maio estamos trabalhando sobre a história (contei de maneira parecida com a que vc descreveu em seu blog)alimentos, lista com hábitos de higiêne,convite, etc, tudo relacionando o tema ao conteúdo a ser aprendido pelos alunos. Fiz bingo com figuras de alimentos, jogo da velha com frases.Ex: I want a pumpkin pie, please!I wash my face in the morning. I eat turkey,potato and fruit.
Estou praticamente na finalização deste projeto onde iremos fazer um almoço com as crianças de toda a escola, com alguns convidados especiais.Gostaria de pedir se vc tiver alguma atividade como sugestão eu iria adorar!!!!Parabéns pelo seu blog, por favor entre em contato através de meu e-mail.Kisses!Happy Teacher's Day!!!