Esta mensagem foi escrita para ajudar meu sobrinho Danilo e outros vestibulandos a entenderem os textos de inglês da Fuvest 2007.
Nem sempre o vocabulário desconhecido é o principal vilão da prova de inglês. Como nenhum texto escrito ou oral existe isolado do mundo, quando o vestibulando tem informação prévia sobre o assunto abordado, a falta de conhecimento vocabular pode causar dificuldades, mas que são superáveis com o uso de estratégias adequadas.
Todo texto precisa ser lido levando em consideração sua intertextualidade, ou seja, sua relação com outros textos existentes.
O primeiro texto da prova de inglês da Fuvest 2007 tratava de um fato ocorrido recentemente na América Latina e que recebeu intensa cobertura de TV e jornal. Para o vestibulando que acompanha os noticiários televisivos ou lê jornal diariamente (não vale ser só de vez em quando!), o tema do texto não foi novidade.
Para demonstrar como a intertextualidade funciona, proponho uma atividade.
Leiam este texto antes e depois o primeiro texto de inglês da Fuvest 2007.
.
. (tempo para a leitura) :-)
.
E aí, ficou mais fácil entender o texto em inglês? Quero ver seus comentários aqui, ok?
Se não ficou mais fácil, deixem uma mensagem para mim no Blog que eu ensino a próxima estratégia. Garanto que com alguns exercícios a compreensão vai aumentar (e sem usar o dicionário, hein!). Boa leitura!
6 comments:
Oi Tia Ana..
Li sua dica da Fuvest..
É ajuda um pouco, mesmo assim, continuei meio boiando.
E qual a outra dica?
Beijos.
Danilo
Não tão rápido, bichão!!! :-)
Diz para mim o que deu para entender! Deu para perceber qual o assunto do texto, pelo menos? Conte aqui que eu dou a próxima estratégia. Bjs!
Olá Scat,
Vc é sempre uma referência para nós professores. Adorei ler sobre! Parabéns pelo seu Blog.
Bjs
Marta Motta
Obrigada, Martinchen!
ei ana...continuando o texto enviado por meio de seu endereço eletrônico, manifesto aqui minha euforia e entusiasmo com esse blog, sua atitude, sua generosidade e muito mais...
palavras, qdo bem aplicadas valem tanto quanto um olhar profundo: dizem tudo!!!!
só alegria pra ti.
adriana lins
ps- não estranhe meu endereço eletrônico. possuo outro no gmail sob peseudônimo.
Oi, Adriana
Puxa, muito obrigada pelos elogios. Fiquei muito feliz!
Mas não recebi seu e-mail! Que pena! :-)
Post a Comment