Wednesday, July 01, 2009

Esvaziado


As férias escolares de inverno começam hoje oficialmente no Brasil, apesar de inverno não querer dizer frio em muitas regiões do país e férias não querer dizer descanso para muitos professores, apesar de volta e meia termos de ouvir uma perguntinha clássica que é feita aos da nossa categoria:
- Professora, você só dá aulas ou trabalha também?
Assim, pensando nos dedicados colegas que aproveitam o tempo das férias para estudar, pesquisar, colocar a leitura em dia ou mesmo continuar dando aulas, vou deixar aqui algumas dicas que, espero, não encham a paciência, em vez de esvaziar...
A palavra férias em inglês, vacation, vem do latim (vacatio) e significa livre, esvaziado (de obrigações). Professor, em geral, de esvaziado só conhece o bolso, infelizmente. :-)
Nos Estados Unidos alguns encurtam a palavra e dizem vaca (veikei), acho que porque nas férias dá pregui até de falar...
Na Inglaterra, é mais comum usarem o termo holidays, que quer dizer dias sagrados, ou seja, dias em que não se trabalha por determinação religiosa. Essa palavra tem em comum o significado da palavra férias em português, que também é muito parecida com ferien em alemão.
Agora, para tentar esvaziar sua agenda e você poder ler aquele livro que está empoeirando sobre a mesa de cabeceira, recomendo os seguintes sites para planejar aulas:
Diálogos para iniciantes, organizados por função de linguagem e não por gramática, o que é uma raridade! Os arquivos em Word podem ser baixados gratuitamente.
Este traz exercícios de gramática, para vários níveis.
Aqui as crianças e os iniciantes em inglês (que gostem de jogos fofinhos...) podem treinar os sons da língua inglesa.
Também para crianças e pré-adolescentes, aqui há muitos exercícios e jogos que podem ser baixados sem nenhum custo.
Bom, por hoje é isso. Espero que aproveitem bem o seu tempo esvaziado, professores!

1 comment:

Sandra Barros said...

Aproveitar periodos de ferias parece simples, mas nao penso que seja. Temos dificuldade em esvaziar, como bem colocado no post. Aliamos ferias ao ter recurso para viajar, e nao necessariamente o recurso que pode favorecer o viajar provoca vacation. Entao, fica a sugestao de entender os conflitos, crenças e preconceitos que temos quanto ao esvaziar, favorecendo a permissao para tal. E depois aproveitar e recarregar "as baterias". Como podem suupor, "viver é uma arte"...Quem disse isto mesmo? :-)