Saturday, August 15, 2009

Lista final do TOP 100


Caros leitores,
Com o fim do período de esvaziamento, mesmo com a gripe suína atrasando a volta às aulas, meu semestre começou enlouquecido. Por isso, nem tive tempo de contar o resultado do TOP 100.
Infelizmente, meu blog não ficou entre os 100 primeiros, apesar da votação maciça que tive de vocês.
Mesmo assim, fiquei muito feliz por ter sido selecionada para participar. Imaginem que foram avaliados blogs de 26 países, que receberam mais de 5.000 votos!
Nunca pensei que um blog escrito em língua portuguesa fosse ter essa visibilidade.
Assim, agradeço aos organizadores do prêmio, que escolheram meu humilde trabalho entre os quase 500 indicados para a categoria de aprendizagem de idiomas e aos meus leitores, que votaram e escreveram mensagens de apoio.
Para ver os cem melhores blogs de 2009, clique aqui. Há trabalhos maravilhosos para ajudar quem deseja conhecer mais sobre a maravilha que é a linguagem humana, nos mais variados idiomas falados nesse planeta.
Boa aventura a todos!

2 comments:

Fabio said...

Ana, me perdoe se este comentário for azedo demais, mas parece que você não percebeu a grande jogada de marketing desse site que fez o concurso dos "100 melhores blogs...".

Repare, em primeiro lugar, que o conteúdo do site é mínimo e desinteressante. No máximo, são considerações gerais e anedotas sobre línguas, tratando a linguagem de forma totalmente amadora e até constrangedora. Veja só a página em que os editores explicam por que resolveram criar o site: é de doer.

Repare, em segundo lugar, que esse site foi criado pelas mesmas pessoas que criaram um dicionário multilíngue e que, obviamente, o site dos "100 melhores blogs etc." é um mecanismo para chamar atenção para o dicionário, que obviamente tem fim lucrativo (anúncios etc.).

De que forma eles conseguem essa atenção? Links, links e mais links. É assim que funciona a internet, é assim que os sites ganham espaço no Google, é assim que os sites ganham dinheiro: conseguindo links. Agora, imagine a imensidão de links que eles conseguiram dos candidatos a "melhor blog etc.": se cada um pediu para os leitores votarem (alguns pediram mais de uma vez e de forma insistente), então foram milhares de visitas geradas pelo concurso, e essas visitas e links são analisados pelo algoritmo do Google, que determina a posição que o site ocupa nas buscas. E a boa posição do site significa chamariz para anunciantes, que vão dão dinheiro, muito dinheiro para esse site. E quem gera esse dinheiro, no final das contas? Os visitantes que chegaram lá através das campanhas dos blogs candidatos e os próprios donos de blogs, que inocentemente acreditaram que estariam contribuindo para a visibilidade dos problemas da linguagem e da linguística na internet. Ledo engano. Contribuíram, sim, para o sucesso de um site vazio e anedótico (= amador), que não tem nada a ver com línguas a não ser o tal dicionário que eles querem divulgar a todo custo (e que, convenhamos, ainda é bastante ruim).

Dito isto, revelo que meu blog ficou entre os 100 finalistas. Não só em 2009, como também em 2008. Sem campanha nenhuma de minha parte. E acima de tudo sem link. Note, aliás, na minha página de links, que eu ofereço links para outros blogs de tradução em vários idiomas, mas os blogs que estão lá são coisas de qualidade e conteúdo, não simplesmente blogs de tradução ou de tradutores. E o tal do blog dos "100 melhores" não está lá nunca vai estar.

Não tenho nada contra o marketing e essa coisa de visar a lucros, mas abusar da inocência dos outros é demais para mim. Por isso, resolvi escrever este comentário.

Aliás, muita gente reclama da mediocridade da internet, mas contribui para a mediocrização da internet participando vivamente de iniciativas como a desse site "marketeiro", que não tem conteúdo, mas conseguiu grande visibilidade graças à campanha dos "100 melhores blogs".

Ana Scatena said...

Fabio,
Muito obrigada pelo seu comentário, aliás, escrito com uma clareza a servir de modelo para todos que escrevemos.
Antes de publicar o link do Top 100 tive o cuidado de verificar do que se tratava. Como vi que os blogs indicados eram de boa qualidade, alguns já meus conhecidos, resolvi que poderia ajudar a divulgá-los para meus leitores, e que a lista seria um motivador.
Tento aqui sempre ensinar como separar o joio do trigo e me recuso a postar publicidade em meu blog.
Meu objetivo é compartilhar sem visar lucro e, por isso, agradeço a você pelo alerta tão crítico e bem escrito. Deixo-o aqui como exemplo de reflexão.