Thursday, October 01, 2009

Treine o cérebro


O cérebro precisa ser constantemente exercitado para aprendermos mais e melhor. Fazer sempre o mesmo tipo de atividade faz certas conexões neurais desaparecerem. Por isso, é importante fazer sempre alguma ginástica cerebral, que, convenhamos, é bem mais divertida do que o estica-e-puxa da academia. (Que minha professora Aninha não me leia... :-)

Para treinar o cérebro, encontrei alguns exercícios muito divertidos, que trabalham diversas funções cognitivas.
Entre eles, destaco este, que serve para treinar também como fazer pedidos em inglês em um restaurante. A pessoa tem de ler os pedidos e entregá-los, como se fosse o garçom. E ganha gorjeta sempre que faz isso certo e, mais ainda, se consegue lembrar do nome do cliente. Ótimo para pessoas como eu, que sou uma SCATErbrain quando se trata de lembrar os nomes das pessoas.
Bom divertimento! Depois, me contem aqui o que acharam, tá? Não esqueçam... :-)
Ah, sim, o clipart gratuito saiu daqui.

2 comments:

Sandra Barros said...

Achei ótima sua dica. Mas não consegui acessar o exercício. É pedida senha. Aproveito para perguntar se é possível identificar áreas que que precisam de um cuidado especial? E também se você teria sugestões práticas para exercitarmos o cérebro fazendo com que nossa mente encontre soluções diferentes das que estamos acostumados a apresentar? Seria muito bom já que temos uma tendência a dar respostas semelhantes e repetitivas a situações e momentos diferentes.

Ana Scatena said...

Oi, Sandra.
Para jogar, inscreva-se no site, clicando em "sign in". É rápido e gratuito.
É possível, sim, detectar áreas que precisam de um cuidado especial, ou de mais "exercício". Com os instrumentos do PEI podemos mapear como a pessoa raciocina e ajudá-la a se desenvolver.
Essa forma de resolver problemas por caminhos diferentes está associada a uma função cognitiva em especial, chamada de "raciocínio ou pensamento divergente", que não quer dizer "do contra" :-). Trata-se da capacidade de buscar alternativas para soluções conhecidas ou não.