Monday, November 26, 2012

Os indesejáveis do verão

O verão de 2010 trouxe uma série de coisas indesejáveis para nosso querido Brasil, como o mosquito da dengue, as enchentes, viroses no litoral e o by em todo lugar. Explico:
Agora, nada mais é da autoria ou propriedade de alguém. Tudo é by (que quer dizer de ou por em português).
Alguns exemplos da imprensa e publicidade:

"Foto by Fulano de Tal",  em vez de "Foto de Fulano de Tal".
"Creme hidratante by Fulana de Tal", em vez de "Creme hidratante da Fulana de Tal".

De onde veio essa praga, gente? Teria sido trazida pelo El Niño?
Como é que se combate isso? Inseticida acaba com insetos. Seria necessário inventar um Byticida???!?

Não, não é preciso inventar tecnologia nova. Essa praga, que serve apenas para dar um (falso) ar  de sofisticação como se escrever a boa e velha preposição de em português deixasse o produto ou a obra menos nobre, pode ser facilmente combatida com bons professores de redação em agências de publicidade, faculdades de comunicação, jornalismo etc, etc.

Na minha modesta opinião, qualquer produto ou trabalho que seja by Fulano, sempre me passa a impressão de exibicionismo e não da pretendida sofisticação. Por isso, nem olho.

Então, se você souber de alguém contaminado com by, professor de português nele! Produto disponível em qualquer cidade do Brasil! Em pessoa ou virtualmente!

2 comments:

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima said...

hummmm Ana, isso é uma praga a nivel de "a nivel de", não é mesmo? by the way... hoje descobri que um trabalho meu está com um time lead apertado!!! Essa doeu, e muito.

Ana Scatena said...

Ai***!! Doeu mesmo!! :_)