Tuesday, May 17, 2011

Emergência de espanhol

Na padaria  dia desses, tive de recorrer aos meus parcos conhecimentos de espanhol para resolver uma emergência. A mocinha do caixa estava quase em pânico pois não entendia os números do CPF que o cliente ditava para ela.

Para quem é de fora de São Paulo, cabe uma explicação: o contribuinte pode ter um retorno de alguns dos  impostos pagos em uma compra se pedir  nota fiscal com o número de seu CPF (Cadastro de Pessoa Física, que corresponde ao Social Security Number nos EUA).

O cliente da padaria, um senhor de idade, repetia: Un -Cêro-Cêro...
E a mocinha do caixa: O quê? Não estou entendendo, moço.
E o senhor: Un -Cêro-Cêro...
Desesperada, a mocinha olhou em volta, pediu ajuda para a colega, que ficou igualmente perplexa  diante do  Un -Cêro-Cêro... repetido no mesmo ritmo e tom.
Condoída, mesmo estando bem atrás na fila, falei bem alto: ZERO-ZERO.
Emergência de espanhol resolvida.
Quando cheguei ao caixa, a mocinha me agradeceu aliviada, mas ainda um tanto nervosa: Muito obrigada! Se a senhora não tivesse me ajudado eu não tinha entendido.
Expliquei que o homem falava com sotaque espanhol e que "zero" em espanhol é pronunciado "cêro".
Claro que a professora dentro de mim não ia sossegar sem dar uma explicaçãozinha, né?

Lendo isso parece que não havia motivo para confusão, não é? Mas acontece que muitas pessoas (muitas mesmo) ficam confusas quando não reconhecem um sotaque diferente. E as tentativas frustradas de entender só aumentam a ansiedade, o que só dificulta mais a compreensão.

Esse problema poderia ter sido resolvido sem minha ajuda se os dois falantes tivessem conhecimento de estratégias comunicativas para usar quando a linguagem oral falha. O senhor, por exemplo, poderia ter gesticulado os números ou feito sinal pedindo uma caneta para escrever, ou apontado os números no teclado do computador.
A mocinha, por sua vez, poderia ter oferecido papel e lápis ou o teclado, para o cliente escrever ou indicar os números.

Uma outra estratégia - bem mais difícil de acionar quando se está nervoso - é usar o raciocínio lógico:
Pensando assim: O cliente está me passando seu número de CPF.  A cada vez que diz um número, ele só pode dizer um dos algarismos na série de 0 a 9. Então, CÊRO se parece com a pronúncia de qual desses algarismos?

Simles, não? Nem tanto. Para ter o raciocínio ágil assim, é preciso terinar estratégias comunicativas até que possam ser usadas automaticamente, sem pensar muito. E isso não costuma se ensinado na escola, acredito. E não deveria ser ensinado só nas aulas de língua estrangeira, mas de língua pátria também.
Grandes mal-entendidos seriam evitados no dia a dia se as pessoas aprendessem na escola a contornar dificuldades de comunicação como a desse caso que contei.

Voltando ao assunto dos números, sempre digo a meus alunos que é preciso aprender a entender e dizer números antes de uma viagem ao exterior. Mesmo que a pessoa não tenha nenhum conhecimento da língua, os números são de grande ajuda, para se dizer o endereço do hotel, número do quarto e para entender preços - para citar só alguns  exemplos.

Por isso, vão aqui algumas dicas de sites onde os leitores podem praticar os números para não passar apuros em padarias e outros comércios pelo mundo anglosaxão.

Para quem está começando ou quer revisar números de 1 a 100, aqui há um podcast que pode ser ouvido on-line ou baixado gratuitamente. O locutor não faz pausas entre os números, mas é possível pausar a gravação para treinar.

Aqui vocês escutam diálogos curtos e respondem a perguntas sobre os números usados.

Neste exercício, o ideal é ler os números que aparecem na tela, tentando antecipar como são ditos em inglês, para depois clicar em listen e ouvir e escrever os números no espaço dado. Para quem já sabe contar de cem a mil em inglês.

Espero que meu post sobre números traga sorte para vocês!

Clipart gratuito courtesy of dailyclipart.

3 comments:

edilza said...

Uai, Ana Ontem mandei um comentário a esse texto ,mas não apareceu...Será que pus anônimo? Bj, vc escreve bem demais. Edilza

Ana Scatena said...

Uai, Edilza... Não sei o que pode ter acontecido.
Todas as mensagens de anônimos me são enviadas e eu as publico como anônimas.
Mas que bom que esta apareceu.
Fiquei muito feliz com o elogio...
You've made my day!

Cris Silva said...

Ana,
Ótima discussão sobre como treinar estratégias comunicativas com os alunos. Outro tipo de situação que dá muito problema é a conversa telefônica, que é uma atividade a ser praticada em sala.
Abraço,
Cris Silva