Todo professor de inglês, mais cedo ou mais tarde, vai passar por uma situação destas:
Aluno: Por que tomar café em inglês é have (=ter) breakfast e não take (=tomar) breakfast?
Professor: Porque sim.
Existem muitas combinações de palavras que não têm explicação, ou cujas explicações se perderam no tempo. Nesses casos, o melhor é memorizar a combinação de palavras unidas por convenção, ou seja, as collocations.
Tenho uma aluna super aplicada que, quando tem tempo livre, vem aqui para meu blog ler as mensagens e visitar os sites que recomendo. Então, para ela, criei exercícios de reforço para o que estamos praticando em classe. E agora publico os exercícios aqui, para os estudantes tão aplicados quanto minha aluna.
Neste exercício, podemos clicar na ficha (flash-card) e ver qual o verbo que se usa com determinadas palavras. Usei para o exercício algumas convenções linguísticas que empregamos para falar de nossas rotinas. Depois de aprender ou relembrar quais são, o leitor pode clicar aqui e testar seus conhecimentos.
Para reforçar o treino e ajudar o cérebro a guardar a informação na memória de longo prazo, há um joguinho divertido aqui. Nele, você deve escrever o termo que acompanha o verbo que "cai" na tela. Se você acertar, o verbo desaparece da página. Se errar, a resposta aparece e você precisa copiá-la para continuar jogando.
Com essa combinação de exercícios, que exige tipos diferentes de raciocínio e combina modalidades diferentes de comunicação (áudio, escrita, imagens, símbolos), as chances de memorização a longo prazo se ampliam. Assim, quando você tiver de usar essas collocations, vai empregá-las com naturalidade, sem se confundir com as formas em português.
Para escolher os exercícios, me baseei na teoria de EAM. Se quiser saber o que é EAM, leia aqui.
Free clipart here.
2 comments:
I loved!
Thank you! I'm glad.
Post a Comment