Monday, June 20, 2011

Convenções da língua inglesa

Todo professor de inglês, mais cedo ou mais tarde, vai passar por uma situação destas:

Aluno: Por que  tomar café em inglês é have (=ter) breakfast e não take (=tomar) breakfast?
Professor: Porque sim.

Existem muitas combinações de palavras que não têm explicação, ou cujas explicações se perderam no tempo. Nesses casos, o melhor é memorizar a combinação de palavras unidas por convenção, ou seja, as collocations.

Tenho uma aluna superaplicada que, quando tem tempo livre, vem aqui para meu blog ler as mensagens e visitar os sites que recomendo. Então, para ela, criei exercícios de reforço para o que estamos praticando em classe. E agora publico os exercícios aqui, para os estudantes tão aplicados quanto minha aluna.

Neste exercício, podemos clicar na ficha (flash-card) e ver qual o verbo que se usa com determinadas palavras. Usei para o exercício agumas convenções linguísticas que usamos para falar de nossas rotinas. Depois de aprender ou relembrar quais são, o leitor pode clicar aqui e testar seus conhecimentos.
Para reforçar o treino e ajudar o cérebro a guardar a informação na memória de longo prazo, há um joguinho divertido aqui. Nele, você deve escrever o verbo que acompanha o termo que aparece se deslocando da esquerda para a direita na tela. Se você acertar, o termo "morre" e cai da página. É preciso escrever rápido e pode-se escolher ir para níveis ainda mais rápidos.
Com essa combinação de exercícios, que exige tipos diferentes de raciocínio e combina modalidades diferentes de comunicação (áudio, escrita, imagens, símbolos), as chances de memorização a longo prazo se ampliam.  Assim, quando você tiver de usar essas collocations, vai empregá-las com naturalidade, sem se confundir com as formas em português.
Para escolher os exercícios, me baseei na teoria de EAM. Se quiser saber o que é EAM, leia aqui.

Free clipart here.

2 comments:

anna maria said...

I loved!

Ana Scatena said...

Thank you! I'm glad.