Thursday, May 17, 2012

Quanto tempo leva para se preparar para o TOEFL

Muitos leitores me perguntam quanto tempo é necessário para alguém se preparar para fazer o TOEFL.
Vou explicar essa questão aqui fazendo uma comparação com a seguinte pergunta:
Quanto tempo se leva para chegar até o Rio de Janeiro?
A resposta é: depende...
Depende do quê?
Primeiro de tudo: de onde você está partindo? Se estiver em Macapá pode levar mais tempo do que se estiver em São Paulo.
Segundo: como você vai fazer a viagem? A pé, de carro, de avião? Isso interfere no tempo que a viagem vai durar.
Terceiro: do que você precisa para fazer essa viagem? Para começar, disposição, motivação (interna ou por pressão externa, como ter de ir a trabalho, por exemplo). Depois, tempo e dinheiro. Isso vai variar dependendo das condições da viagem. Se quiser chegar mais rápido, vai precisar investir mais. Se não quiser ou não puder investir muito, vai precisar de mais tempo ou conseguir outros meios financeiramente mais viáveis.
Assim é com o TOEFL.
O que determina quanto tempo você vai precisar para se preparar depende muito dos seus pontos de partida e de chegada. O ponto de partida é: quanto inglês você já sabe. O ponto de chegada é: a nota que você precisa alcançar no exame.
A leitora Elaine Pereira me pergunta se duas horas de estudos por dia  são suficientes. Para determinar isso, só sabendo em que nível a pessoa está (ponto de partida) e qual a nota e em quanto tempo a pessoa precisa estar com o resultado (ponto de chegada). Voltando à metáfora da viagem: Consigo chegar ao Rio de Janeiro andando duas horas por dia? Depende de onde você está saindo e a que velocidade anda por dia. Ou seja, depende de quanto você já sabe de inglês (ponto de partida) e de quanto vai conseguir aprender em duas horas por dia (rendimento da aprendizagem) além de qual resultado você precisa alcançar (ponto de chegada).
No TOEFL não há uma nota mínima de aprovação. Em princípio, pessoas de qualquer nível de conhecimento de inglês podem fazer o exame e receber uma nota (um score). Essa nota permite a empresas e escolas que utilizam o TOEFL como referência para escolher candidatos,  saber quanto de inglês essa pessoa pode entender e produzir, indo do nível mais iniciante ao mais avançado, que seria semelhante ao de um falante nativo e com boa instrução formal.
Para determinar seu ponto de partida, leia as sugestões aqui.
Beijo a todos e boa viagem! :-)

Free clipart source

3 comments:

Mirelle said...

Ana, parabéns pelo blog! Conheci hoje. Obrigada pela clareza das informações!

Ana Scatena said...
This comment has been removed by the author.
Ana Scatena said...

Espero q vc possa aproveitar bastante, Mirelle. Obrigada pelos elogios!