Sunday, October 14, 2012

Dia da professora (Afinal, as mulheres somos maioria na profissão!)


Hoje o post é especial para meus colegas professores.
Como em 15 de outubro celebramos essa profissão tão em descrédito no Brasil atual, pensei em deixar aqui de presente alguns endereços de sites (sítios, em bom português) para facilitar nossa nada simples vida.

O site autoenglish traz uma infinidade de atividades e jogos em handouts gratuitos. Não é preciso nem se registrar! Bom para usar com alunos iniciantes. A maior parte das atividades é mais apropriada para crianças, mas há várias que podem ser adaptadas para adultos. Gosto das que ajudam a fixar vocabulário.
O site elllo é meu favorito para ajudar os alunos a praticarem/avaliarem compreensão oral. Os temas são muito ricos e os textos e gravações soam naturais. Tudo com jogos com figuras. Existe muito material, mas é possível fazer uma busca por nível, tópico, país ou meio (áudio, vídeo, etc.) Faça a busca pelos links no lado esquerdo da tela.

Como professor de inglês não pode nunca parar de estudar, sugiro o site Grammar Girl, com ótimas explicações sobre os usos da língua em podcasts que podem ser baixados gratuitamente, sem necessidade de registro. Já baixei alguns e fico escutando nas horas de folga (sim, hora de folga de professor = estudo!) Ótimo também para quem, como eu, prepara alunos para o TOEFL, SAT e GMAT. Ah, e alunos se preparando para esses exames também podem estudar ali de uma maneira bem eficiente, treinando também a compreensão oral, exigida no TOEFL. Ouviram bem, meus alunos? (Professor não perde a chance de pegar no pé!...)

E para encerrar, como homenagem especial, fica o link para um lindo poema de Robert Frost:  "The Road Not Taken"


Two roads diverged in a wood, and I—
I took the one less traveled by,          
And that has made all the difference.            



Nós, professores, ao optarmos por essa profissão, escolhemos a estrada mais difícil. E isso faz toda a diferença, para quem ensina e para quem aprende.













Feliz dia da professora! (E do professor também, meninos!)

2 comments:

eugenia said...

Querida, obrigada por sua lembrança. Parabéns para você também, um super exemplo de professora que ama, ensina, ilumina e não esquece nunca de seus alunos(as). Beijo saudoso da Eugenia.

Ana Scatena said...

Querida mestra Eugenia,
Obrigada pelos elogios, sempre tão gentis!
Ana