Thursday, November 30, 2006

Prova da inglês da Fuvest 2007

A prova de inglês da Fuvest de 2007 contou com dois textos de publicações importantes em língua inglesa: um da revista britânica The Economist e outro do site do jornal The New York Times. Embora os textos não tenham sido simplificados para facilitar a compreensão, o candidato com boas estratégias de leitura poderia acertar todas as questões com tranqüilidade.
Sabendo ignorar as palavras deconhecidas e utilizar os cognatos presentes no texto, o aluno poderia responder as 4 questões sobre informações específicas, ou seja, aquelas iniciadas por "Accoding to the text...".
Já a questão sobre a idéia central ("In the text, the central idea is...") poderia ser respondida com uma leitura geral do texto e atenção para as palavras-chave gene, genetically, obesity, que se repetem e cuja compreensão é facilitada pelo fato de serem parecidas com palavras em português (palavras cognatas). Além disso, reconhecer o tópico frasal "But they learned that genes were important, too" no primeiro parágrafo garantiria a escolha da alternativa correta.

5 comments:

Anonymous said...

Oi Tia Ana!!!

Estava lendo sobre as questões de Inglês da Fuvest.

Eu realmente achei o primeiro texto complicado demais.

Eu demorei muito para entender, e não conseguia responder de jeito nenhum. Falando nisso eu esqueci de ver se as de Inglês eu acertei. Hehehe.

Beijão Tia Ana!! Vou fuçar sempre aqui!!

*Primeiro comentário do seu post hein?!

Danilo.

Ana Scatena said...

Danilo,
Obrigada por inaugurar este post!
Pode vir fuçar sempre, pois sempre coloco novidades para quem está aprendendo.
Sobre o vestibular, vou colocar uma mensagem especialmente para te ajudar a entender o primeiro texto. Vamos ver se funciona?
Beijão da tia.

Anonymous said...

Olá!!!
Estava pesuisando na net e acabei deparando-me com o seu blog, achei muito interessante. Sou estudante de um curso de LETRAS, habilitação Português e Inglês de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul (Erechim)e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre técnicas de leitura em Ingles voltadas para o Ensino Médio.
O que você acha?
Onde poderei encontrar material sobre isto?
um grande abraço!!
foi um prazer conhecer seu trabalho.

Daniéli.

Anonymous said...

Olá, sou aluno da Unesp Araraquara e professor de Inglês do CUCA, que é o cursinho pré vestibular da Unesp, onde os próprios alunos ministram as aulas para as pessoas mais carentes da cidade. Quero te parabenizar por seu blog e agradecer-te, pois foi muito útil para mim.
Vc teria algum material legal e inglês voltado para o vestibular?
meu email é magnanisud@hotmail.com
abraço,
Paulo

Ana Scatena said...

Oi, Paulo

Obrigada pelos elogios e parabéns pelo seu trabalho! Não tenho material para enviar para vcê, mas vou colocar um post em breve com alguns sites de inglês para vestibular, ok?
Volte sempre!