Thursday, February 16, 2012

Sobre materiais para o TOEFL - resposta a um leitor

Recebi uma pergunta muito boa sobre o Toefl e vou responder em um post, pois sei que pode ajudar muitas pessoas interessadas em fazer esse exame:

Ana, tudo bem? Gostei muito do seu blog, ricas informações principalmente vindas de uma pessoa com a sua experiência. Pretendo fazer a prova, e me preparar sozinho em casa com um bom livro. Você faz menção a um livro preparatório "The Official Guide to the TOEFL iBT". Li vários posts na Amazonm muitos disseram que é útil mas náo para a prova real do Toefl para quem almeja um high score. Então pesquisei outras opções (Barron's TOEFL iBT Superpack; Kaplan TOEFL iBT with CD-ROM; Kaplan Cracking the TOEFL iBT with CD, 2012 Edition; The Official Guide to the New TOEFL iBT with CD-ROM), e todas tem algum comment que deprecia. Pode me dizer com sua experiência qual desses seria a melhor opção pra comprar pela Amazon, para quem aprendeu inglês sozinho, já morou fora, mas que precisa dos macetes precisos e certos para se sair bem nas pegadinhas das provas oficiais do Toefl? Muito obrigado.

Primeiro, obrigada pelos elogios! Agora, vamos às orientações que você me pede.
O Official Guide é o único livro escrito pelos organizadores do exame. Como eu disse em outro post, ele serve de referência para o candidato verificar quão próximo está do score desejado. Os outros livros têm bons simulados, mas o Official Guide é o único que publica exames reais anteriores. Além disso, ele vem com um CD com as mesmas provas que estão no livro para que o candidato treine no computador para o TOEFL iBT (internet based TOEFL). Por isso, acho que não dá para estudar sozinho sem ter essa referência.
 Mas esse material por si só pode não ser suficiente, caso o score inicial do candidato esteja muito abaixo do desejado. Então, o melhor é treinar também com outros livros. Nenhum material diático é perfeito, pois as pessoas são diferentes, com necessidades específicas. Acho o material da Longman bem completo. Tem um nível introdutório e um preparatório. O melhor é o candidato ver algumas páginas dos dois livros para saber qual é mais adequado a seu nível. O nível introdutório é mais fácil e o preparatório é do nível de dificuldade esperado para o TOEFL.
Os materiais da Kaplan e de Princeton também são bons, só que com menos exercícios. Os da Princeton são divertidos. Falam do exame com humor sarcástico. 
Agora, para treinar para a parte de Speaking do exame, é preciso ter a ajuda e avaliação de um professor, com conhecimento sobre o TOEFL e sobre os critérios de avaliação. 

Um aviso importante: Não tenho qualquer relação com as editoras citadas no post. O que faço aqui é apenas responder a pedidos de ajuda e sugestões dos leitores com base na minha experiência. A escolha e compra de materiais deve ser feita a partir da análise dos próprios leitores, levando em consideração suas necessidades específicas. Este é um blog sem patrocinadores e sem fins lucrativos e não pretende induzir o leitor a comprar qualquer dos livros mencionados.

Bem, é isso. Espero ter ajudado.
Clipart gratuito aqui.

No comments: