Monday, May 14, 2012

Mais sobre o TOEFL

Hoje publico o e-mail de um leitor aflito. Devia ter feito isso há muito tempo, mas só posso escrever em minhas escassas horas vagas, as quais ultimamente não tenho tido.
Mas antes tarde do que nunca. Leiam a carta, pois sei que há muitas pessoas que podem se identificar com o problema; depois, leiam minhas sugestões.

Estimada Ana,

Hoje entrei pela primeira vez em seu Blog. Fiquei realmente encantado. Muito claro e objetivo. Não é cansativo e motiva-nos.
Meu interesse, além de aprimorar o inglês, era obter informações sobre o TOEFL. Encontrei muita coisa e esclareci muitas dúvidas.
Permita-me invadir seu precioso tempo, mas preciso de uma orientação.
Fiz inglês na escola Escola X. Terminei. Mas fiquei com um gostinho amargo na boca. Era o que, financeiramente, me permitia.
Atuo na área internacional de uma grande empresa brasileira, mas estou deficiente no idioma.
Procuro auto-motivação lendo artigos de revistas e jornais internacionais, mas perco-me na complexidade das frases. (Time, News Week, CNN, Business Week, etc.)
O site que mais aciono diariamente é o da Wharton University e da Business & Strategy, os quais me atualizam em diversos segmentos que gosto.
No site da Wharton baixei vários podcasts, os quais ouço e leio o texto, o que é fascinante.
No carro, durante meu percurso até o trabalho, onde perco 40 min. pela manhã e mais 40 min, no fim da tarde, passo ouvindo os podcasts que baixei.
Obviamente a atenção ao trânsito coloca minha mente “acho” que 50% (será??) disponível para absorver o vasto conteúdo.
Bem, estou frustrado, pois depois de 1 ano agindo assim, ainda tenho pouco vocabulário e dificuldade para conversação.
Quero mudar isso. Desejo obter o TOEFL no início de 2013. Para tanto quero dispender 2 horas por dia de dedicação do idioma.
Please help me ! Vou conseguir? Sozinho? Não disponho de muito recurso para pagar  Escola Y, Escola Z, etc. Voltar a escolas do nível da Escola X me preocupa.
Professor particular? Será?
Puxa, desculpe o longo texto, pois estou desesperado, pois preciso desenvolver meus negócios particulares também na área internacional, mas meu inglês é medíocre.
Um grande abraço e parabéns. Já estou divulgando seu blog na minha rede de relacionamentos, pois é condicionante de sucesso para pessoas que se encontram no mesmo caminho que eu !
V. M.

Caro V.M.,
Muitas pessoas se encontram em sua situação. Realmente, estudar inglês é caro pois é um investimento de longo prazo, principalmente para o mundo dos negócios, que exige fluência para negociações.
Há muitas escolas por aí, mas nem todas têm o mesmo nível. Há algumas que prometem mais do que é possível. Sempre desconfie daquelas que prometem fluência muito rápido e compare número de horas oferecido em cada uma. Nunca compare meses ou anos. Pergunte: qual o total de horas em cada estágio e para o curso todo? Só assim você vai saber quanto está pagando por hora/aula e quanto tempo estará realmente em contato com o idioma.
Sobre sua maneira de estudar ouvindo e lendo, acho boa, desde que te traga os resultados esperados. Como você não tem visto resultados, seria bom mudar de estratégia. Talvez você precise ouvir os CD sem outras distrações.
Para o Toefl, recomendo primeiro conhecer bem o exame e depois fazer muitos exercícios. No site oficial do exame há simulados (cobrados). Você pode fazer uma seção do exame por algo como 6 dólares ou o exame todo, por cerca de 45 dólares. O exame é feito online e você recebe uma avaliação do seu desempenho.  Com isso em mãos, você pode focar sua aprendizagem e, caso não consiga avançar sozinho depois de um tempo de estudo, consiga um professor particular profissional para tirar dúvidas. A parte de Speaking precisa ser praticada com um profissional, que vai corrigir seus erros e ajudá-lo a superar dificuldades.
O site com os simulados pagos é este: http://toeflpractice.ets.org/
Também fico à disposição aqui para tirar dúvidas. 
A minha experiência me mostra que a principal característica das pessoas que conseguem bons scores no TOEFL é a disciplina para estudar todos os dias e não se deixar abater pelas dificuldades e fracassos temporários.
Volte sempre ao Blog para obter mais informações e aquela força para continuar animado. Você consegue!
Bjo
Ana Scatena

Clipart source

1 comment:

Amanda said...

Oi Ana! É a primeira vez que visito o seu blog e gostei bastante! Suas dicas são realmente muito boas e com certeza me ajudarão!

Eu tenho apenas uma dúvida e gostaria da sua ajuda. Quanto tempo demora para sair o certificado após a realização do TOEFL?