Monday, May 14, 2018

Passado simples em inglês - Forma afirmativa


O passado simples dos verbos ingleses na afirmativa é formado de duas maneiras: acrescentando-se –ed aos verbos regulares ou utilizando uma forma específica dos verbos irregulares. Assim.
Um problema para os falantes de português é pronunciar o –ed corretamente. Em geral, as pessoas pronunciam o ED, formando uma sílaba adicional que nem sempre está presente na pronúncia do verbo. Existem 3 formas de pronunciar o –ed:
O E some e o D é pronunciado D, como em played /pleid/.
O E some e o D é pronunciado T, como em worked /workt/.
O E é pronunciado como I breve (como em fish) ou, quando se fala rápido, com o som semelhante a um â, chamado de schwa em inglês; o D é pronunciado como D mesmo. Isso ocorre com os verbos regulares  terminados em som de D e T:
Plant – planted /pléntid/ ou /pléntâd/
Need – needed /nídid/ ou /nídâd/
É preciso praticar bastante para pronunciar corretamente. Comece praticando os sons do T e do D. E do I (como em fIsh) aqui.
Em seguida, ouça uma aula em inglês sobre a pronúncia do –ED aqui no site da BBC (aula em inglês) leia e ouça outra aqui (com explicações em português. Depois, teste sua aprendizagem aqui.

Quanto aos verbos irregulares, é preciso memorizar suas formas, pois não há regras. Existem inúmeros modos de memorizar os irregulares. Acho que o uso constante é a melhor maneira, ou seja, empregando os verbos num contexto real.
Quando isso não é possível, exercícios, com certeza, ajudam.
Os exercícios de repetição sempre me ajudaram , mas você precisa ver se gosta desse tipo de atividade. Eu adorava repetir assim.  Aprendi tudo e nunca mais esqueci. Claro que nunca parei de praticar, evidentemente.
Para praticar em contextos maiores, que ajudam na memorização, vale a pena fazer exercícios assim.

Se você não gosta de exercícios de gramática, mas gosta de ouvir música, seus problemas acabaram! Escolha canções de suas bandas e artistas favoritos e aprenda as letras. Aprendi e aprendo muito vocabulário e gramática dessa maneira. Não conheço forma melhor de lembrar estruturas e palavras do que com música!  Clique aqui para aprender com o Ulisses de Carvalho, do Tecla Sap, como usar música em seus estudos.

Bom, acho que isso já é diversão suficiente para uma semana inteira!
Então, have fun!

8 comments:

Anonymous said...

Olá, me chamo Benício, sou estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa. Eu simplesmente gosto muuuuito de ingles. Nunca fiz curso, mas sempre estudei por minha conta e aprendi bem mais do que aprenderia na escola.

Enfim, este comment é pra falar q esse blog é muito massa, gostei bastante! Todos da minha republica estudam ingles, menos eu ainda, e tbm gostaram mto do seu blog!!! A gente ta lendo desde do primeiro post. MTO BOM MESMO!

PARABENS E OBRIGADO POR ESSE BLOG!!!
xD

Ana Scatena said...

Nossa, Benício! You made my day!!!
Muito obrigada pelos elogios e parabéns pelo seu esforço. Com o blog procuro ajudar a pessoas esforçadas como você, que vão atrás do conhecimento.
E, ao pessoal da república...aquele abraço! Boa sorte nos estudos de engenharia e nada de muita farra, hein! :-)
Adorei saber que vocês me acompanham desde o começo do blog. Agora estou no Twitter, então, fica bem mais fácil me seguir. Re, re, re.
Beijos e voltem sempre!

Anonymous said...

Hello everyone! I do not know where to begin but hope this site will be useful for me.
In first steps it's very good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks in advance and good luck! :)

maria luiza said...

Oi Ana, adorei as dicas de pronuncia.Eu ainda estudo e não desisti de falar um pouquinho melhor o ingles. bjo Maria Luiza

Maria Luiza Scatena Degani said...

Oi Ana, que legal essas dicas. Vou treinar. Ainda aprendo a pronunciar o ingles!!!

Ana Scatena said...

É assim que se começa, Maria Luiza! Toda força à frente!

Anonymous said...

Great pronunciation tips! LuisR

Ana Scatena said...

Tks, LuisR! Come back again!