Friday, September 04, 2009

Enxaqueca


Estou há 3 semanas tendo enxaquecas constantes (migraine, em inglês). Será que vou virar aquele mal humorado garoto enxaqueca? Espero que não! Acho que tenho dormido mal... Também, com esses desvios de recursos no Senado, quem sossega?
Bem, só sei que pensei em escrever sobre algum tema que dê dor de cabeça para os alunos de inglês, pois as geradas pelo aprendizado de inglês, pelo menos, têm solução fácil, diferente das minhas! :-)

Um problema grande é memorizar o passado dos verbos irregulares. Já tratei desse assunto em outro post e aqui coloco uma lista com as traduções para o português. Um outro modo de gravar a forma é relacionar a grafia do verbo com uma imagem ilustrando o significado dele.

Agora recomendo outra forma de se livrar dessa dor de cabeça em doses homeopáticas, ou seja, fazendo estes exercícios aos poucos, de tempos em tempos.
Neles, é apresentado um flashcard (cartão) com o nome do verbo, quando se clica no botão NEXT (próximo). O aluno deve tentar, então, lembrar-se das formas do verbo no passado e particípio passado, seja dizendo-as mentalmente, em voz alta ou escrevendo-as. Depois, clica em NEXT outra vez para verificar a resposta.
O exercício deve ser repetido até as formas estarem memorizadas. Para quem se animou, aqui há mais exercícios em formatos diferentes, com ilustrações.
Muito bom para quem vai fazer aquela provinha na escola depois do feriado. Com esses exercícios e mais os joguinhos que recomendei no outro post, é nota boa na certa. Não há como ir mal!

Surpreenda seu professor!! Impressione seus amigos! Dê um presente para seus pais! Seja o assunto da semana na escola, mostrando todo o seu conhecimento dos English irregular verbs!

Bom feriado de Brazilian Independence Day!


O clipart da mãe com enxaqueca, pois o filho não usou as dicas deste post, é gratuito e foi encontrado aqui.

2 comments:

Jarbas said...

Ana,

Indiquei seu blog para repórter da revista Carta na Escola. Ele gostou e incluiu sua obra na reportagem. A matéria está no nº 39 da revista. Versão enxuta pode ser encontrada em http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/39/bem-vindos-a-edublogosfera. Abraço grande, Jarbas.

Ana Scatena said...

Jarbas, você sempre muito gentil!
O repórter entrou em contato comigo e teve a delicadeza de me enviar o texto antes da publicação para checar as informações. Fiquei honrada com sua indicação e com a escolha pelo André Oliveira.
Obrigada!